quarta-feira, 9 de outubro de 2013

MÉTODOS DE ENSINO DE JESUS. - Sandra Maria da Silva.

MÉTODOS DE ENSINO DE JESUS.  
 



 Sandra Maria da Silva. 

Jesus viu no ensino a gloriosa oportunidade de formar os ideais, as atitudes e a conduta do     povo em geral.
Palavra chave: Ensino, métodos e oportunidade.
INTRODUÇÃO

E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina, porquanto os ensinava com autoridade e não como os escribas Mt 7.28,29.O povo de Israel era acostumado a ouvir e aprender com bons mestres, e o povo em geral tinham por hábito estudar as leis. Porem quando ouviam Jesus falar se admiravam da sua doutrina, e da autoridade com que ensinava, a ponto de concluírem: “… nunca homemalgum falou assim como esse homem” Jo 7.46. O ensino de Jesus sobressaia em sabedoria e graça diante do ensino comum entre os Judeus. Por isso também que Jesus foi odiado pelos mestres da época; pois onde quer que ele estivesse ensinando, os povos estavam reunidos para ouvi-lo. Porque nos ensinos de Jesus tanto havia profundidade, como as suas palavras eram vivas. Percebia-se no momento a ação da palavra com sinais e milagres que acontecia entre o povo.

  
O MESTRE INCOMPARÁVEL:
Jesus, o Rabi da Galileia (Jo 3.2). Grande parte do ministério de Jesus foi dedicada ao ensino. Ser chamado Rabi era uma grande honra, cobiçada por todos os líderes da religião judaica (Mt 23.7), porém só concedida aos mestres autorizados. E Jesus foi reconhecido como tal até por um grande líder judeu (Jo 3.1,2).
A palavra rabi significa grande ou mestre, o que sugere grandeza e sabedoria da parte daquele que detém esse título. Mais tarde, passou a ser sinônimo de educador. Pode-se dizer que Jesus foi o educador ideal. Do ponto de vista divino, Ele foi o Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se não estiver com ele (Jo 3.2 ARA). Do ponto de vista humano, o Seu talento era muito superior ao dos mestres da época.

Ele foi reconhecido como Mestre:
Pelos coletores de impostos (Mt 17.24); Por um escriba que queria segui-lo (Mt 8.19); Pelo jovem rico (Mt 19.16; Lc 18.18); Pelos discípulos (Mc 4.38; Mc 9.5; Lc 8.24); Pelo cego de Jericó (Mc 10.51); Pelos discípulos de João (Jo 1.38); Por Maria Madalena (Jo 20.16), e outros.
A maneira como Jesus utilizava os métodos didáticos e os recursos na proclamação de Sua doutrina tem sido motivo de estudo até os dias de hoje, tanto por parte dos cristãos como do mundo secular. Ele sabia comunicar-se de modo apropriado e aproveitava como ninguém os recursos de que dispunha para transmitir os Seus ensinamentos. Umas das principais características do método de ensino de Jesus são a sua flexibilidade. Ele sempre adaptava sua metodologia às situações específicas. O que determinava o seu método era o conteúdo de seu ensino, as características e os conhecimentos de seus discípulos, e a sua própria personalidade.
O Mestre raramente fazia discursos ou pregações que hoje chamamos de “comunicação unilateral”. Ele ensinava a partir de uma situação específica; uma conversa, uma pergunta, uma necessidade ou ainda, a partir da resistência de seus ouvintes. A grande maioria das parábolas de Jesus foi contada como resposta a uma pergunta. Mesmo durante a instrução verbal, Jesus direcionava seu ensino às experiências de seus discípulos. Jesus considerava as dúvidas, necessidades, expectativas e até os conhecimentos de seus discípulos. A formulação e a apresentação do conteúdo de seu ensino correspondiam totalmente ao modo de pensar de seus ouvintes orientais. A linguagem de Jesus era prática e ilustrada e não abstrata e sistemática. Sua prédica e ensino eram compreensíveis, acessíveis às pessoas simples e medianas de seu tempo.
ENSINAVA ATRAVÉS DE MÉTODOS E RECURSOS VARIADOS;
Jesus não ensina através da simples memorização. Mas, usava variados métodos, tais como: repetições, parábolas, simbologias, hipérboles, trocadilhos, comparações, metáforas, provérbios, enigmas, paradoxos, ironias, maiêuticas etc. Para auxiliar na compreensão de sua mensagem, o Mestre complementava sua instrução verbal com diversos meios de expressão, como por exemplo, material visual e dramatização. Jesus pegava qualquer coisa ou objeto e os usava como exemplo: sementes, pássaros, campos, uma figueira, uma moeda, um peixe etc. As ilustrações mais notáveis de seu ensinamento foram os seus milagres. Eles não foram somente sinais de sua autoridade, mas também um poderoso meio de ensino.
Para contrastar com a metodologia dos rabinos, Jesus não usava o método da memorização, porém tornava o seu ensino inesquecível por meio de palavras penetrantes e exemplos extraordinários. O ensino de Jesus despertava a curiosidade, o interesse e, acima de tudo, a reflexão de seus ouvintes. Muitas vezes, ele respondia às perguntas com um novo questionamento ou com uma parábola, o que levava sua audiência à formulação de suas.
Próprias conclusões. As parábolas são exemplos disso. A intenção de Jesus não era confundir seus ouvintes, mas desafiá-los a descobrirem o significado das palavras que ele proferia. Jesus foi o maior pedagogo de todos os tempos: desafiava seus alunos a aprender a partir do próprio esforço.
Das muitas formas de ensinar utilizadas pelo Mestre, destaco algumas que considero mais importantes:
 Parábolas: são estórias extraídas dos acontecimentos da vida diária, e por isso para compreendê-las muitas vezes, precisamos conhecer o contexto em que fora citada.
Exemplos:
•          Da dracma (moeda) perdida (Lc. 15.8-10): devemos considerar que naquela sociedade a mulher não trabalhava para obter salário. Daí a importância de encontrar a moeda perdida para prover suas necessidades;
•          Do filho pródigo (Lc. 15.11-32): aqui a demonstração de importância do filho mais novo, pois os judeus davam excessivo valor ao primogênito. Jesus estava demonstrando amor e preocupação por todos indistintamente.
Declarações curtas; servem para fixar certas verdades na mente dos ouvintes. São aprendidas muito rapidamente sem demandar esforços excessivos.
Exemplo.
•          Sede prudente como as serpentes e simples como as pombas” (Mt.10.16)
•          “Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.”. (Mt. 10.39)
“Quem crê em Mim, ainda que esteja morto viverá”. (Jó. 11.25)
Lições objetivas: Jesus lançava mão de objetos familiares para ensinar verdades espirituais.
Exemplo:
•          Fez sentar uma pequena criança em meio aos discípulos para ensinar humildade. (Mt. 18.1-6)
•          Mostrou a grandeza no gesto da viúva depositando suas duas únicas moedas como oferta no templo em contraste com aqueles que depositavam grandes quantias, mas era uma ínfima parte do que eles tinham. (Lc. 21.1-4)
Perguntas: consistia em elaborar questionamentos ou respostas que faziam as pessoas pensarem.
Exemplo:

•          “Que dará o homem em recompensa da sua alma?” (Mt. 16.26).
•          “Pois que é mais fácil dizer, perdoados te são os teus pecados ou levanta e anda?” (Mt. 9.25).
•          “Mas vós que dizeis que eu sou?” (Mc. 8.29) Resposta de Tomé: “Senhor não sabemos para onde vais como podemos saber o caminho? Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo. 14.4-6).
São métodos testados e aprovados que nem mesmo o tempo ou complexidades da evolução social, econômica ou histórica conseguiram torná-los ultrapassados. Estão absolutamente em voga e continuam fazendo discípulos para o Reino.
QUAL ERA O SEU PÚBLICO:
Ensinava as multidões; Mateus 5.1: Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos, e ele se pôs a ensiná-los, dizendo:
Doutores da lei; Lc. 14.3: E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei e aos fariseus, e perguntou: É lícito curar no sábado, ou não?
Fariseus; Mc. 12.35: Por sua vez, Jesus, enquanto ensinava no templo, perguntou: Como é que os escribas dizem que o Cristo é filho de Davi?
Sacerdote / Príncipes Das Sinagogas Ensinava No Templo E As Autoridades (E Com Autoridade): Lc. 19.47: E todos os dias ensinava no templo; mas os principais sacerdotes, os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo; Mc. 11.17: e ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito ….casa de oração para todas as nações?…
Lucas 20.1: Num desses dias, quando Jesus ensinava o povo no templo, e anunciava o evangelho, sobrevieram os principais sacerdotes e os escribas, com os anciãos. E falaram-lhe deste modo: Diga-nos, com que autoridade faz tu estas coisas? Ou, quem é o que te deu esta autoridade? Respondeu-lhes ele: Eu também vos farei uma pergunta; dizei-me, pois: O batismo de João era do céu ou dos homens? Ao que eles arrazoavam entre si: Se dissermos: do céu, ele dirá: Por que não crestes? Mas, se dissermos: Dos homens, todo o povo nos apedrejará; pois está convencido de que João era profeta. Responderam, pois, que não sabiam donde era. Replicou-lhes Jesus: Nem eu vos digo com que autoridade fazem estas coisas.
QUAL ERA O SEU ENSINO OU O CURRÍCULO DE SEU CURSO E PRINCIPAL MATÉRIA:
QUE ENSINO É ESTE? Jesus ensinava o seu Evangelho.
Mt. 4. 23 E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino,
ENSINAVA MORALIDADE DIVINA:
 Uma releitura Crística da Lei: Mc. 12.31: E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses.
Jo. 15.12: O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Deus nos ensina a perdoar: Mt. 18.21: Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete.
A pureza de um coração, sem malícia e humilde, nos concede o direito de ser o maior no Reino dos céus. Mateus 18.1 - Naquela hora chegaram-se a Jesus os discípulos e perguntaram: Quem é o maior no reino dos céus? Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles, Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.

Valorizando a Moralidade. A moralidade é superior até mesmo a um pedaço de nossos corpos. A Palavra de Deus deve ser estudada sob três aspectos: simbólico, literal e o figurativo, obrigatoriamente.
Mt. 18.8: Se, pois, a tua mão ou o teu pé te fizer tropeçar, corta-o, lança-o de ti; melhor te é entrar na vida aleijado, ou coxo, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo eterno. E, se teu olho te fizer tropeçar, arranca-o, e lança-o de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que tendo dois olhos, ser lançado no inferno de fogo.
O valor do homem para Deus; somos todos iguais: Mt. 18.10: Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêm a face de meu Pai, que está nos céus.
ENSINAVA MORALIDADE DA LEI.
Mateus 23.1: Então falou Jesus às multidões e aos seus discípulos…: Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus. Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam. Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens… as primeiras cadeiras nas sinagogas… de serem chamados pelos homens: Rabi. Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi; porque um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos… Nem queirais ser chamados guias; porque um só é o vosso Guia, que é o Cristo… Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado…
Ensinava sobre o perigo da religião legalista, sem a Adoração real.
Mateus 23.23: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas. Guias cegos! Que coais um mosquito, e engolem um camelo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança. Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido cúmplices no derramar o sangue dos profetas.
Ensinava a amar e a ter compaixão da nossa Terra, com Uma Visão Única de amor de Deus ou Salvífico, independente de sermos maltratados por ela ou não entendidos, como nos dias de hoje o mundo não entende a Igreja, mesmo assim devemos amá-los de todo o coração.
Mateus 23.37: Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste! Eis aí abandonada vos é a vossa casa… Bendito aquele que vem em nome do Senhor.

JESUS AINDA ENSINAVA:
Bons costumes: cheguei em tua casa e não me destes água para lavar meus pés.
Tirar o coração das riquezas: Zaqueu e o moço que foi ter com ele de noite e ficou triste por ser ensinado dar tudo aos pobres.
Mc. 10. 21: E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai vende tudo quanto tens e dá-o [aos pobres], e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.
Lc. 19.8: Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lhe restituo quadruplicado.
ENSINADOR, DEDICADO, E INCANSÁVEL TRABALHAVA O DIA TODO NO SEU MISTÉRIO DE ENSINO:
Não podia deixar de ensinar em qualquer dia da semana, até nos sábados, dia de descanso, para desespero e irritação dos fariseus e sacerdotes:
 Depois de um longo dia, Jesus tinha que dá um curso Supletivo em regime de Intensivo, de tal, forma que mesmo ao chegar em casa, antes de dormir, cansado exausto, estava sempre pronto para ensinar e tirar as dúvidas daqueles homens aos quais ele iria dizer:”.
Mt. 28.19: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado;”
 Mt. 13.36: Então Jesus, deixando as multidões, entrou em casa. E chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
Aos sábados, enquanto os sacerdotes e fariseus descansavam, ele Ensinava:
Mc. 6.2: Ora, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ao ouvi-lo, se maravilhavam, dizendo: Donde lhe vêm estas coisas? E que sabedoria é esta que lhe é dada? E como se fazem tais milagres por suas mãos?
Lc. 14.31 Então desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e os ensinava no sábado.
Ele ensinava de dia e de noite:
Lc. 21. 37 Ora, de dia ensinava no templo, e à noite, saindo, pousava no monte chamado das Oliveiras.
Jo. 8.2 Pela manhã, cedo voltou ao templo, e todo o povo vinha ter com ele; e Jesus, sentando-se o ensinava.
JESUS VIVEU AQUILO QUE ENSINOU, VIVEU TUDO ANTES DE ENSINAR, E VIVEU TUDO BEM MAIS DO QUE PODE ENSINAR. Hernandes Dias Lopes







CONCLUSÃO:

Ninguém jamais ensinou como JESUS, SÓCRATES ensinou durante 40 anos. PLATÃO ensinou 50 anos. ARISTÓTELES encheu bibliotecas com a sua erudição. JESUS não deixou nenhum livro, nenhum tratado nem sequer uma página escrita. Não lecionou em nenhuma Universidade, contudo, foi o MAIOR MESTRE do mundo. Jesus revolucionou o mundo com a sua influência e com o seu ensino. Isto porque, as verdades mais profundas eram reveladas com autoridade e simplicidade, de forma que podia alcançar a todos. Seus ensinos eram universais, e serviam para todos os homens e de todas as épocas; era capaz de despertar as consciências adormecidas, conduzindo-as à realidade dos deveres para com Deus. Ele foi capaz de resumir toda a Lei e as ordenanças do Antigo Testamento em poucas palavras (Mt 22.37-40) JESUS MESTRE POR EXCELÊNCIA!


 BIBLIOGRAFIAOU REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
De livros
J.M PRICI Pedagogia de Jesus. Ed 1995

De artigo na Internet


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